TRADUÇÕES
A partir da institucionalização da SCB em 2002, foi sendo possível publicar crescente número de traduções de importantes livros criacionistas de autores estrangeiros. Seguem breves considerações sobre alguns deles.
Como já mencionado anteriormente, o principal desses livros foi “Evolução – Um Livro Texto Crítico”
, traduzido e impresso no Brasil em 2002, mediante coordenação da SCB e apoio de três Universidades que se comprometeram a adquirir mais da metade da tiragem inicial de 2500 exemplares. A SCB pagou os direitos autorais e os royalties à Editora WEYEL e a editoração no Brasil seguiu o padrão do original alemão. O primoroso trabalho gráfico efetuado em Brasília pela Gráfica Qualidade levou-a a receber um dos mais cobiçados prêmios concedidos a editoras do parque gráfico brasiliense.
Contato em Mainz com Ulrich Weyel (da Editora WEYEL) e com uma das tradutoras do livro, Miriam Ackermann,
tia do webmaster da SCB, Marcus Vinicius de Paula Moreira,
Professora de Alemão para estrangeiros na Universidade de Heidelberg
Não deixa de ser interessante destacar que na Alemanha há um forte movimento criacionista, com importantes contribuições para a divulgação do Criacionismo mediante publicações diversas especialmente efetuadas pela sociedade congênere da SCB denominada “Wort und Wissen”, e também nas mostras do afamado Museu de Pré-História mantido pelo Dr. Joachim Scheven. Assim, não é de admirar que a SCB tenha escolhido outro livro publicado na Alemanha para traduzi-lo para o Português e incorporá-lo na sua linha editoria. Esse livro recebeu o título “Criação – Criacionismo Bíblico”, de autoria de Alexander vom Stein (que nada tem a ver com Guilherme Stein Jr.) e editado pela “Daniel Verlag”.
A edição brasileira foi traduzida e editorada no Brasil por uma equipe especial da SCB criada para esse trabalho, viabilizada pela generosa contribuição aportada pelo Dr. Erivan Paiva, associado fundador da SCB. O livro foi impresso na Alemanha e importado pela SCB em 2007. Devido à sua abrangência e à abordagem bíblica explícita, este livro mereceu a elaboração de um planejamento pedagógico, que está sendo executado pelo Professor Tarcísio da Silva Vieira, com vistas a torna-lo livro texto para a capacitação em Criacionismo.
Primeiro exemplar do livro
Outro importante livro publicado pela SCB foi “Em Busca das Origens – Evolução ou Criação?”, traduzido do Espanhol pela Sociedade. Como no caso do livro anterior, a SCB pagou os direitos autorais e os royaties à Editorial Safeliz, a editoração e a impressão foram feitas em 2002 na Espanha e os livros foram importados.
Esse livro foi adotado com sucesso pela SCB para a realização de seus cursos de capacitação em Criacionismo, seguindo um roteiro previamente elaborado para a orientação de sua leitura e estudo. Tem sido indicado também para ser usado em pequenos grupos de estudo, cuja formação tem sido incentivada pela SCB durante a realização dos Seminários “A Filosofia das Origens”.
A Sociedade tomou conhecimento da existência desse livro quando a associada fundadora da SCB, Dalmácia Sandor, voltou da Assembleia da Associação Geral da Igreja Adventista realizada no ano 2000 em Toronto com um exemplar da edição original em Espanhol. Após um exame rápido do livro, a SCB decidiu que seria prioritária a sua tradução para a impressão em Português.
Contatos mantidos então com a Editorial Safeliz (que até então estava sendo tratada pela SCB como entidade secular) revelaram a sua integração à rede mundial de editoras adventistas, e que até já havia traduzido e publicado em Espanhol um artigo do Presidente da SCB sobre Isaac Newton e as profecias bíblicas! Resultou, assim, como subproduto dos contatos mantidos em Madri com o Dr. José Rodriguez, Diretor da Safeliz, o honroso convite para o Presidente da SCB também proferir algumas palestras criacionistas em igrejas locais.
Contato com a Direção da Editorial Safeliz e palestras criacionistas em Madri
Com a recuperação dos livros escritos por Guilherme Stein Jr. foi aberta na Sociedade uma linha de publicações sobre a origem comum das línguas e das religiões, fortalecida com a publicação do livro de Luiz Caldas Tibiriçá “Estudo Comparativo do Japonês com Línguas Ameríndias”
e com dois outros livretos escritos em 1998 e 1999 respectivamente pelo Presidente da SCB intitulado “Um Tronco Comum para os Idiomas?” e pelo próprio Luiz Caldas Tibiriçá intitulado “Dicionário de Raízes Primitivas – Edição Resumida”, já considerado anteriormente.
Ao chegar então ao conhecimento da SCB a edição original em Inglês do livro “Depois do Dilúvio – A História Antiga da Europa retrocedendo até o Dilúvio Bíblico”
, de autoria de Bill Cooper, não foi possível deixar de dar prioridade à sua publicação. Procedida a sua tradução para o Português, foi ele então publicado em 2008. Dentro também dessa mesma linha, em 2011 foi publicado o livro de Ethel Nelson “Descoberta do Gênesis na Língua Chinesa”, já considerado anteriormente.
Bill Cooper é um renomado historiador britânico associado ao “Creation Science Movement”, sucessor do “Evolution Protest Movement”, a mais antiga sociedade criacionista do mundo moderno, como já mencionado no início deste histórico. Os diretos autorais para a publicação desse seu livro foram concedidos sem ônus para a SCB, visando a incentivar novas publicações para a divulgação do Criacionismo.
Em meados da “década do milênio”, a SCB iniciou contatos com a Science Research Foundation
, entidade congênere situada na Turquia, que passou a se destacar como um das maiores do mundo em termos de publicação de livros e produção de vídeos em grande número de línguas. Sua peculiaridade é ter uma visão islâmica do Criacionismo, o que a diferencia das demais sociedades com as quais a SCB tem mantido contatos.
Dentre os livros por ela publicados, a SCB traduziu e publicou em formatação eletrônica “O Engano do Evolucionismo”
, de autoria de Harun Yahya, e em papel os livros destinados ao público infantil “As Formigas”
e “As Abelhas”
, do mesmo autor. Outros livros estão já traduzidos, mas ainda em vias de publicação.
Dada a peculiaridade islâmica da Science Research Foundation, a SCB decidiu caracterizar sua parceria com a SRF nos termos do que constituiu o seu “Projeto Malba Tahan”, isto é, um projeto visando aproximar ambas as instituições em atividades comuns de disseminação das maravilhas da criação que apontam para o onipotente Criador, o Deus único reconhecido pelas religiões monoteístas.
Assim, além da tradução de livros, a SCB propôs-se a proceder a dublagens de excelentes filmes produzidos pela SRF, tendo para isso conseguido a devida autorização concedida mediante contrato formal assinado com a patrocinadora das produções dos filmes da SRF.
Foram, assim, dublados os vídeos que constituíram as duas séries que a SCB intitulou “De Olho nas Origens” e “De Olho na Criação”.
A série “De Olho nas Origens”
contém quatro DVDs, cada um deles com quatro a cinco filmes com duração média de cerca de 15 minutos, versando sobre fatos interessantes na vida animal que evidenciam a existência de um Criador, e foi partilhada pela SCB com a “Novo Tempo”.
A série “De Olho na Criação”
contém dez DVDs, cada um com a duração média de 50 minutos e também aponta evidências da existência de um Criador a partir da complexidade irredutível observada na natureza, enfatizando as maravilhas observadas na Criação. A dublagem dessa série foi narrada pelo Dr. Ronald Ozório, associado fundador da SCB.