MINI CENTRO ESCOLAR CRIACIONISTA

INFORMAÇÕES ATUALIZADAS PARA A ORGANIZAÇÃO 

1. OBSERVAÇÕES GERAIS

Nesta publicação são apresentadas informações visando proporcionar às escolas de ensino básico elementos para elaborarem o planejamento para a implantação de seu “Centro Escolar de Estudos Criacionistas”.

Trata-se de uma contribuição da Sociedade Criacionista Brasileira para o fortalecimento da infraestrutura de apoio ao professor e ao estudante em cada escola que decida apresentar a visão dos dois modelos – o criacionista e o evolucionista – para a explicação da controvertida questão da origem de todas as coisas.

Dada a abundância de material existente, decidiu-se propositadamente pela apresentação de um número restrito de informações, selecionadas de maneira a constituir um acervo inicial, que poderá ser aumentado gradativamente no decorrer do tempo.

1.1 – BIBLIOTECA

A Biblioteca específica do Centro deve ser integrada à Biblioteca da Escola, caracterizando-se, porém, como espaço separado, ao qual deverá ser dado o devido destaque, com cartazes ilustrativos dos temas cobertos pelo acervo existente, realçando as novas aquisições de livros, os números mais recentes dos periódicos assinados, e novidades outras, como por exemplo, disponibilidade de audiolivros e material audiovisual em geral.

O acervo da Biblioteca específica do Centro deve ser constituído dos itens considerados a seguir:

  • Livros criacionistas editados em Português, Espanhol ou Inglês;
  • Apostilas ou opúsculos criacionistas, incluindo também separatas e anais de Congressos Criacionistas;
  • Livros evolucionistas de referência editados em Português, Espanhol ou Inglês;
  • Assinaturas e coleções da “Revista Criacionista”, “Ciência das Origens”, e “De Olho nas Origens”, além de outros periódicos criacionistas;
  • Hemeroteca, com artigos publicados em revistas sobre temas diversos relativos à controvérsia entre Criacionismo e Evolucionismo, devidamente selecionados e classificados, acessíveis a professores, pais e alunos;
  • Materiais audiovisuais diversos, incluindo coleção de slides, DVDs, maquetes, etc.

1.2 – MUSEU

O Museu específico do Centro (à semelhança da Biblioteca) deve ser integrado ao Museu da Escola, caracterizando-se, também, como espaço separado, ao qual deverá ser dado o devido destaque, com informações, por exemplo na forma de cartazes ilustrativos, dos temas cobertos pelo acervo existente, realçando devidamente as duas visões de mundo envolvidas na controvérsia entre o Criacionismo e o Evolucionismo.

As peças em exposição deverão ser devidamente identificadas e classificadas, e deverão relacionar-se de maneira específica com as evidências de planejamento, desígnio e propósito na natureza, com a complexidade irredutível evidenciada nos seres vivos, ou com a catástrofe do dilúvio universal.

Sugere-se que a exibição das peças seja organizada de forma a abranger da maneira mais completa possível todas as áreas em que se desenvolve a controvérsia entre o Criacionismo e o Evolucionismo, destacando a limitação do conhecimento humano, o conceito de ciência e de estruturas conceituais para o desenvolvimento das atividades científicas, e aspectos históricos de mudança de paradigmas na ciência.

Esforços devem ser feitos para caracterizar áreas específicas possíveis de serem abordadas com a focalização acima mencionada, nos grandes campos da ciência (como por exemplo, Astronomia, Geologia, Paleontologia, Biologia, Antropologia, Sociologia, Linguística, etc.).

Pequenas tarefas de coleta de dados e de pesquisa bibliográfica a serem sugeridas aos estudantes, com a orientação de professores, poderão dinamizar o Museu de forma interativa, despertando também o interesse dos alunos pelos temas da controvérsia.

2. CONTEÚDO DO “ACERVO CRIACIONISTA” ELABORADO PELA S.C.B.

O “Acervo Criacionista” elaborado pela Sociedade Criacionista Brasileira compõe-se de oito itens. Nem todos os itens poderão ser fornecidos pela Sociedade, em virtude de existência de direitos autorais, ou por serem produzidos por outras entidades congêneres, incluindo até mesmo processo de importação. Entretanto, nestas informações são apresentados dados que permitirão o contato direto com essas entidades para a solicitação do material desejado.

Os itens do “Acervo” são os seguintes, em sua configuração mínima:

  • Títulos de livros de autores criacionistas;
  • Títulos de apostilas sobre temas criacionistas;
  • Títulos de livros de referência sobre evolucionismo;
  • Assinaturas e coleções de periódicos criacionistas;
  • Outros itens

A seguir são explicitados os conteúdos específicos de cada item.

2.1 – LIVROS DE AUTORES CRIACIONISTAS

São apresentados, a seguir, alguns títulos de livros em Português e Espanhol nesta configuração mínima. Existem vários outros títulos de livros em Inglês, que poderão ser acrescentados posteriormente, se houver interesse por parte de professores e estudantes.

1. _________. Gênese e Classificação das Rochas, 35 pp. Compilação editada pela Sociedade Criacionista Brasileira, 2001.

2. __________. Cristo nas Salas de Aula, 298 pp. Ed. Renato Gross. Núcleo de Integração Fé e Ensino – NIFE, Instituto Adventista de Ensino, Engenheiro Coelho, SP, BRASIL.

3. ANGELIS, Fernando De. A Origem da Vida por Evolução: Um Obstáculo ao Desenvolvimento da Ciência, 96 pp., 1985. (Original em Italiano – Edizioni Casa Biblica, Vicenza, Itália). A Segunda edição da tradução em Português foi publicada em 2004 pela Sociedade Criacionista Brasileira.

4. ANKERBERG, John, e WELDON, John. Os Fatos sobre Criação e Evolução, 82 pp. Obra Missionária Chamada da Meia-Noite, 1995.

5. ANKERBERG, John, e WELDON, John. Criação e Evolução, 82 pp. Obra Missionária Chamada da Meia-Noite, 1995.

6. ARAUJO, Gerson Pires de. Conceitos de Evolucionismo e Criacionismo, 31 pp., Impressões Gráficas ALFA Ltda. – ME, 1990.

7. ASHTON, John. Em Seis Dias. Sociedade Criacionista Brasileira, publicado em 2008.

8. AZEVEDO, Roberto Cesar. A Origem Superior das Espécies, 129 pp., Editora Universitária Adventista, 1999.

9. AZEVEDO, Roberto Cesar. Genoma. Passado, Presente e Futuro, 133 pp., UNASPRESS. Imprensa Universitária Adventista, 2004.

10. BAERG, Harry J. O Mundo já Foi Melhor, 160 pp., C.P.B., Tatuí, SP, 1992, Casa Publicadora Brasileira.

11. BORGES, Michelson. A História da Vida – De Onde Viemos e Para Onde Vamos, 224 pp., C.P.B., Tatuí, SP, 1999.

13. BORGES, Michelson. Por Que Creio, 224 pp., C.P.B., Tatuí, SP, 1999.

14. BRAND, Leonard. Fé e Razão e a História da Terra, UNASP, 2005.

15. COFFIN, Harold G. Aventuras da Criação, 151 pp., C.P.B., Tatuí, SP, 1993. (Casa Publicadora Brasileira.

16. CORÇÃO, Gustavo. As Descontinuidades da Criação, 129 pp. Editora Permanência, RJ.

17. COUSINS, Peter James. Ciência e Fé. 174 pp. ABU Editora S/C.

18. FIGUEIRA, Samuel Novaes. Da Origem do Homem, 262 pp., 1982.

19. FLORI, Jean, e RASOLOFOMASOANDRO, Henri. Evolución o Creación?, 413 pp., Editorial Safeliz, Madrid, Espanha, 1979.

20. FLORI, Jean. Los Origenes – Una Desmitificación, 255 pp., Editorial Safeliz, Madrid, Espanha, 1983.

21. FLORI, Jean, e RASOLOFOMASOANDRO, Henri. En Busca de los Orígenes – Evolución o Creación?342 pp., Editorial Safeliz, 2000.

22. FLORI, Jean, e RASOLOFOMASOANDRO, Henri. Em Busca das Origens – Evolução ou Criação? 342 pp., Editorial Safeliz, 2000. [Tradução para o Português, pela Sociedade Criacionista Brasileira, 2001].

23. HAM, Ken. Dinossauros e a Bíblia. 24 pp. Editora Conduta. São Paulo, SP.

24. HUNT, Dave. Um Apelo à Razão, 62 pp., Actual, 2004.

25. HURLEY, Patrick M. Qual a Idade da Terra? 177 pp. EDART – São Paulo Livraria Editora Ltda., São Paulo, SP, 1973.

26. JUNKER, Reinhard, e SCHERER, Siegfried. Evolução – Um Livro-Texto Crítico, 328 pp., Tradução para o Português pela Sociedade Criacionista Brasileira, 2001.

27. LITTLE, Paul E. Você Pode Explicar Sua Fé? 144 pp. Editora Mundo Cristão S/C, São Paulo, SP, 1972.

28. LUCAS, Ernest. Gênesis Hoje, 224 pp. ABU Editora S/C, 1994.

29. MARSH, Frank Lewis. Evolução ou Criação Especial?, 64 pp., C.P.B., Santo André, 1970. (Casa Publicadora Brasileira).

30. MORRIS, Henry M. Criação ou Evolução?, 119 pp., Editora Fiel, São Paulo, SP, 1974. (Distribuidora Betânia).

31. MORRIS, Henry M. O Enigma das Origens – A Resposta, 265 pp., Editora Origens, A.B.P.C., Belo Horizonte, MG, 1995. (Associação Brasileira de Pesquisa da Criação).

32. MORRIS, Henry M. A Bíblia e a Ciência Moderna, 115 pp., Imprensa Batista Regular, São Paulo, SP, 1965. (Casa da Bíblia).

33. NICHOL, Francis D. Deus e a Evolução, 72 pp., C.P.B., Santo André, 1974. (Casa Publicadora Brasileira).

34. PAGANELLI, Magno. Ciência & Fatos Bíblicos. 104 pp. Editora Hosana Ltda.

35. PARKS, Bill. Como Ensinar a seus Filhos a Harmonia entre o Criacionismo e a Ciência. 122 pp. Sociedade Criacionista Brasileira, 2001.

36. POLLARD, Randal Milton. No Princípio … Criou Deus, 134 pp. Obra Missionária Chamada da Meia-Noite.

37. RAVALICO, Domenico Eugenio. A Criação não é um Mito, 233 pp. 1997. (Edições Paulinas).

38. ROTH, A. Origens: relacionando a Ciência com a Bíblia, 384 pp., C.P.B., Tatuí, 2001 (Casa Publicadora Brasileira).

39. RUSSELL, Jeffrey Burton. Inventando a Terra Plana, 144 pp., Editora da Universidade de Santo Amaro / Sociedade Criacionista Brasileira, 1999).

40. SAINT, Felipe. Fósseis que Falam, 111 pp., Editora Vida, 1987.

41. SILVA NETO, Christiano P. A Criação na Bíblia e na Ciência, 96 pp., Editora Origens, A.B.P.C., Belo Horizonte, MG, 1992. (Associação Brasileira de Pesquisa da Criação).

42. SILVA NETO, Christiano P. Datando a Terra – Perspectivas Criacionistas, 71 pp. Editora Origens, A.B.P.C., Belo Horizonte, MG, 1999. (Associação Brasileira de Pesquisa da Criação).

43. SILVA NETO, Christiano P. Revelações de um Koala, 79 pp. Editora Origens, A.B.P.C., Belo Horizonte, MG, 1999. (Associação Brasileira de Pesquisa da Criação).

44. SILVA NETO, Christiano P. Origens – A Verdade Objetiva dos Fatos, 96 pp. Editora Origens, A.B.P.C., Belo Horizonte, MG, 1999. (Associação Brasileira de Pesquisa da Criação).

45. SILVA, Rodrigo P. Eles Criam em Deus. Biografia de Cientistas e sua Fé Criacionista. 96 pp. C.P.B., Tatuí, SP, 2002 (Casa Publicadora Brasileira).

46. SOUZA Jr., Nahor Neves de. Uma Breve História da Terra. 208 pp. Sociedade Criacionista Brasileira. 2004.

47. VIEIRA, Ruy Carlos de Camargo, O Relato da Criação nas Edições Católicas da Bíblia, 41 pp., Sociedade Criacionista Brasileira, 2007.

48. WATCHTOWER BIBLE AND TRACT SOCIETY OF NEW YORK, INC. Veio o Homem a Existir por Evolução ou por Criação? , 191 pp., Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados, Cesário Lange, SP, 1968.

49. WATCHTOWER BIBLE AND TRACT SOCIETY OF NEW YORK, INC. A Vida – Qual a sua Origem? A Evolução ou a Criação?, 255 pp., Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados, Cesário Lange, SP, 1985.

50. WEBSTER Jr., Clyde L. La Perspectiva de un Científico sobre la Creación y el Diluvio, 32 pp., Geoscience Research Institute, 1995.

51. WEBSTER, C. L. A perspectiva de um Cientista sobre a Criação e o Dilúvio. São Paulo. Editora Universitária Adventista, 1999. 31 pp.

52. WHEELER, Ruth e COFFIN, Harold G. Os Dinossauros, 94 pp., C.P.B., 2ª edição, 1993, Casa Publicadora Brasileira.

53. WHITE, A. J. Monty. Argumentos Científicos Pró-Criação, 24 pp., C.B.E., 1982. (Centro Bíblico Europeu, SUÍÇA).

54. WHITE, Ellen G. Geologia & Ciências Naturais, 176 pp, Imprensa Universitária Adventista – UNASPRESS.

55. YAHYA, Harun. O Engano da Evolução. 172 pp. Tradução para o Português pela Sociedade Criacionista Brasileira.

56. YAHYA, Harun. O Mundo de Nossas Pequenas Amigas, As Formigas. 34 pp. Tradução para o Português pela Sociedade Criacionista Brasileira.

57. YAHYA, Harun. As Abelhas, Construtoras de Favos Perfeitos. 36 pp. Tradução para o Português pela Sociedade Criacionista Brasileira.

58. YAHYA, Harun. As Maravilhas da Criação de Deus. 138 pp. Tradução para o Português pela Sociedade Criacionista Brasileira.

2.2 – LIVROS DE REFERÊNCIA SOBRE EVOLUCIONISMO

São apresentados, a seguir, alguns títulos de obras de referência sobre o evolucionismo, em Português, nesta configuração mínima. Outros títulos de obras em Inglês poderão ser acrescentados posteriormente, se houver interesse por parte de professores e estudantes.

1. BEHE, Michael, A Caixa Preta de Darwin – O Desafio da Bioquímica à Teoria da Evolução, 270 pp., Jorge Zahar Editor.

2. BESSIS, Henriette et. alii. A Ciência e o Imaginário. 191 pp. Editora Universidade de Brasília. Brasília, DF, BRASIL. 1994.

3. BIZZO., N. Evolução dos Seres Vivos, 3ª ed. Coleção De Olho na Ciência. São Paulo. Editora Ática. 1996.

4. BLASCHKE, J. O Enigma do Desaparecimento dos Dinossauros, 116 pp., Hemus Editora Ltda. S/d.

5. BONDI, H. Conjetura e Mito na Física, 57 pp. Editora Universidade de Brasília, 2ª ed., Brasília, DF, 1997.

6. CAMARGO, J. C. Paleontologia Básica. São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, 1988. 347 p.

7. CINTRA, Jorge Pimentel. Evolucionismo – Mito e Realidade, 56 pp., Quadrante, São Paulo, SP, 1988.

8. COUSINS, Peter James, Ciência e Fé: Novas Perspectivas, 174 pp., ABU Editora S/C, São Paulo, SP.

9. COX, Barry. Animais Pré-Históricos, 158 pp., Edições Melhoramentos/Editora da Universidade de S. Paulo, 1969.

10. DAL SASSO, C. Origem e Evolução: Os Animais. São Paulo. Editora Moderna, 1997.

11. DAWKINS, Richard. O Relojoeiro Cego. 377 pp. Edições 70, Lisboa, Portugal. 1988.

12. DAWKINS, Richard. A Escalada do Monte Improvável. Uma Defesa da Teoria da Evolução. 372 pp. Companhia das Letras, S. Paulo, SP, 1998.

13. FACCHINI, F. Origem e Evolução: O Homem. São Paulo, Editora Moema, 1997.

14. FREIRE-MAIA, Newton. Criação e Evolução, 357 pp., Editora Vozes, Petrópolis, RJ, 1986.

15. FUTUYAMA, D. J. Biologia Evolutiva. 2ª ed. Ribeirão Preto, Sociedade Brasileira de Genética, 1993. 631 p.

16. GARASSINO, A. Origem e Evolução: As Plantas. São Paulo, Editora Moema, 1997.

17. GLEISER, Marcelo. A Dança do Universo. Dos Mitos de Criação ao Big-bang. 434 p. Companhia das Letras, S. Paulo, SP, 1997.

18. HAWKING, Stephen W. Uma Breve História do Tempo, 262 pp., Editora Rocco Ltda., Rio de Janeiro, 1988.

19. LAPORTE, Léo F.. Ambientes antigos de Sedimentação, 146 pp., Editora Edgard Blücher, 1988.

20. LEAKEY, Richard e LEWIN, Roger. Origens, 264 pp., Editora Melhoramentos/Editora da Universidade de Brasília, 1994.

21. LEWIS, John. O Homem e a Evolução, 178 pp. Editora Paz e Terra, Rio de Janeiro, RJ, 1972.

22. McALESTER, A. Lee. História Geológica da Vida, 174 pp., Editora Edgard Blücher, 1971.

23. MENDES, Josué C.. Vida Pré-Histórica, 160 pp., Edições Melhoramentos/Editora da Universidade de S. Paulo, 1977.

24. MILLIDGE, J. Fósseis: Guia Prático. São Paulo, Editora Nobel, 1998.

25. MOODY, P. A. Introdução à Evolução. Rio de Janeiro, Editora Universidade de Brasília, 1975. 631 p.

26. ORGEL, Leslie E. As Origens da Vida: Moléculas e Seleção Natural. 196 pp. Editora Universidade de Brasília, 2ª ed. 1988, Brasília, DF, BRASIL.

27. PAPAVERO, Nelson, e BALSA, Josette. Introdução Histórica e Epistemológica à Biologia Comparada, com Especial Referência à Biogeografia. I – Do Gênesis ao Fim do Império Romano do Ocidente. 168 pp., Sociedade Brasileira de Zoologia, Belo Horizonte, 1986.

28. PAPAVERO, Nelson. Introdução Histórica à Biologia Comparada, com Especial Referência à Biogeografia. II – Idade Média: Da Queda do Império Romano do Ocidente à Queda do Império Romano do Oriente, 219 pp., Universidade Santa Úrsula, Rio de Janeiro, 1989.

29. PAPAVERO, Nelson. Introdução Histórica à Biologia Comparada, com Especial Referência à Biogeografia. III – De Nicolau de Cusa a Francis Bacon (1493 – 1634), 209 pp., Universidade Santa Úrsula, Rio de Janeiro, 1989.

30. PARKER, S. Darwin e a Evolução. Coleção caminhos da Ciência. São Paulo, Editora Scipione, 1996.

31. SCHOBINGER, Juan. As Origens do Homem, 144 pp., F.G.V., Rio de Janeiro, RJ, 1975. Coleção “Livro de Bolso” da UNESCO.

2.3 – ASSINATURAS E COLEÇÕES DE PERIÓDICOS CRIACIONISTAS

São recomendadas as assinaturas e coleções dos periódicos seguintes, em Português, em Espanhol, e em Inglês. Outros periódicos, em Inglês, poderão também ser recomendados se houver interesse por parte dos professores e estudantes.

2.3.1.   ASSINATURA DA REVISTA CRIACIONISTA (Anteriormente FOLHA CRIACIONISTA)

Os números da “Revista Criacionista” (anteriormente “Folha Criacionista”) têm sido publicados em média duas vezes ao ano, em Português, pela Sociedade Criacionista Brasileira, durante 52 anos ininterruptos.

2.4 – AUDIO LIVROS CRIACIONISTAS

SÉRIE “DE OLHO NAS ORIGENS”

PRIMEIRO CONJUNTO TEMÁTICO – SCBDVD-001

• O MILAGRE DA ABELHA

Revelado o milagre das abelhas, e descoberto o seu segredo! Observação de fatos incríveis – construção dos favos geometricamente perfeitos, localização das fontes de néctar, comunicação transmitindo com precisão o posicionamento das fontes. Vida social com distribuição das tarefas da colmeia, mostrando um planejamento perfeito.

• A MIGRAÇÃO DAS BORBOLETAS

Frágeis borboletas Monarca deslocando-se em bandos por milhares de quilômetros fugindo do inverno e abrigando-se em regiões mais quentes. Gerações novas voltando às mesmas regiões de origem de seus progenitores – instinto, acaso ou planejamento?

• A VESPA DE PAPEL

Outra arquiteta da natureza que constrói seus ninhos com perfeição, põe ovos nos opérculos com ração para seus filhotes. A maravilha da construção dos seus potes com material de construção cuidadosamente elaborado por elas, e com técnica admirável.

• A LIBÉLULA

A mais perfeita máquina voadora. Movimento que só o helicóptero, inspirado nesse frágil inseto, consegue reproduzir. Olhos compostos extraordinários, controle de voo preciso. Inspiração para os projetistas do helicóptero Sikorsky.

• O CASTOR

Engenheiros construtores de seus ninhos em represas também construídas por eles mesmos com impressionante técnica. Corte e transporte de galhos de árvores, por terra e pelo rio, com persistência, para a construção de impressionantes barragens côncavas. Como explicar essas extraordinárias façanhas?

• O PÁSSARO TECELÃO

Espetáculo impressionante de mais um arquiteto da natureza construindo seu ninho com capim e fibras trançadas com perfeição, obedecendo a planejamento e propósito.

SEGUNDO CONJUNTO TEMÁTICO – SCBDVD-002

• OS INSETOS

Diversos Insetos – O besouro Bombardeiro. O Besouro Tartaruga. Frágeis criaturas diversas que sabem viver defendendo-se de predadores. Uns, fingindo-se de mortos, outros enfrentando os inimigos com astúcia, e outros ainda expelindo um jato de substância ácida para afugentar os predadores. Como explicar a origem da usina química necessária para a produção desse jato?

• OS CUPINS

Insetos sociais, cegos, mas extraordinários construtores de seus abrigos, protegidos do sol e das intempéries, com sistemas de ventilação, ninhos, berçário e câmara real. Evidências de planejamento nas atividades dos cupins.

• A ARANHA

Construção da teia pelas aranhas, utilizando fios de altíssima resistência (maior do que a do aço) produzidos por suas glândulas especiais. Além da maravilhosa técnica construtiva, mecanismos de caça específicos como os utilizados pela aranha-boleadeira e aranha-de-alçapão, evidenciando complexidade irredutível.

• A FANTÁSTICA VIAGEM DO SALMÃO

Dos criadouros em represas de água doce, ao mar aberto, retornando ao criadouro vencendo os maiores obstáculos, e guiados por um mecanismo de orientação desconhecido, os salmões deslumbram-nos pela sua capacidade de reconhecer sua trajetória voltando ao mesmo criadouro após uma viagem de milhares de quilômetros.

• A CRIAÇÃO DO CAMELO

Um veículo sem dúvidas projetado com alta tecnologia para suportar as agruras do ambiente desértico, com isolamento térmico apropriado, proteção ocular, capacidade de armazenamento de água, e outros impressionantes detalhes.

• ARQUITETURA DA NATUREZA

Em todos os seres ao nosso redor encontram-se evidências inequívocas de um Criador amante do belo, cujas obras têm inspirado os mais renomados artistas.

TERCEIRO CONJUNTO TEMÁTICO – SCBDVD-003

• OS VAGALUMES

Pequenos insetos capazes de produzir luz com praticamente 100% de eficiência, a partir de reações químicas complexas realizadas em seu próprio corpo. Obedecendo a seu comando específico, são capazes de transmitir mensagens de amor!

• IMITAÇÃO E SEMELHANÇA

Ainda camuflagens inexplicáveis pelo acaso, como interessantes técnicas de proteção.

• O ESPLENDOR DOS MARES

Abaixo da superfície dos mares parece estarmos em um outro planeta, com paisagens magníficas e seres de formas e cores inusitadas. Camuflagens, simbiose, técnicas de proteção e convivência, inexplicáveis por um mero acaso.

• PLANTAS E ANIMAIS

Dionéia, Drósera, Camuflagem nos Seres Vivos. Detalhes impressionantes da rápida reposta de plantas ao toque de insetos, em armadilhas que os aprisionam e devoram.

QUARTO CONJUNTO TEMÁTICO – SCBDVD-004

• O REGISTRO FÓSSIL

Camadas geológicas estratificadas, formadas mediante deposição de sedimentos em suspensão, incluindo seres vivos que são soterrados rapidamente, contêm os fósseis que encontramos hoje em dia. Esse registro fóssil tem sido identificado com a “coluna geológica” representando períodos de tempo da ordem de dezenas e centenas de milhões de anos, mediante as hipóteses do Uniformismo. Este filme apresenta questionamentos a essas hipóteses, mostrando que as hipóteses do Catastrofismo são mais adequadas para a explicação da “coluna geológica”

• O ENGANO DA EVOLUÇÃO

A evolução biológica constitui um engano. Baseada em hipóteses que hoje dificilmente podem ser sustentadas, em face do enorme avanço científico e tecnológico ocorrido, a teoria da evolução tem sido questionada pelos próprios evolucionistas. Os criacionistas, juntamente com os cientistas do design inteligente, têm destacado os pontos fracos dessa teoria, propondo o modelo alternativo de uma criação com planejamento, desígnio e propósito.

• A ORIGEM DOS SERES VIVOS

Mecanismos meramente imaginários que eram aceitos para explicar a evolução das espécies têm sido postos por terra por notáveis descobertas científicas, como por exemplo, a da estrutura extremamente complexa do DNA e todo o papel desempenhado por ele na biologia molecular.

• O MILAGRE DA CÉLULA

A extrema complexidade da estrutura da célula e do comportamento de cada uma das suas partes integrantes, é visualizada de maneira extraordinária em uma viagem virtual efetuada no interior de uma “simples célula”!

QUINTO CONJUNTO TEMÁTICO – SCBDVD-005

• A ARCA DE NOÉ

Dilúvio universal e Arca de Noé são temas controvertidos e muitas vezes considerados simplesmente como lendas. Entretanto, neste filme, o australiano Rod Walsh traz interessantes elucidações que permitem formar uma ideia bastante clara a respeito da coerência do relato bíblico sobre esses eventos. Além de mostrar a viabilidade da arca construída por Noé como uma construção naval de grande porte destinada a flutuar incólume em mar revolto, o filme mostra ainda a enorme capacidade disponível para abrigar a família de Noé e animais, alimentos, água potável, sementes e artefatos necessários para a sobrevivência após o dilúvio. O destaque é o modelo da arca construído por Rod Walsh em escala reduzida e o passeio virtual efetuado por ele dentro do modelo da arca, utilizando uma técnica cinematográfica especial.

Há vários outros Audiolivros, conforme poderá ser constatado na loja virtual da SCB, num total de mais de 20 unidades sobre os mais diversos assuntos..

2.5 – CARTAZES TEMÁTICOS

Estão disponibilizadas coleções temáticas de cartazes (“posters”) bastante ilustrativos de vários pontos específicos da controvérsia entre o Criacionismo e o Evolucionismo, totalizando 31 unidades distintas.

Primeiro Grupo Temático – A Origem da Vida

  • Vida Provém apenas de Vida
  • A Invalidade da Experiência de Miller
  • O Milagre da Célula
  • A Molécula do DNA

Segundo Grupo Temático – A Origem das Espécies

  • Darwinismo
  • Seleção Natural
  • Mutação
  • A Fraude do Embrião

Terceiro Grupo Temático – A Origem do Homem

  • O Homem de Neanderthal
  • Homo erectus
  • Australopithecus
  • A Fraude de Piltdown

Quarto Grupo Temático – Os Fósseis Dizem Não!

  • O Milagre Cambriano
  • O Impasse das Formas Intermediárias
  • Archaeopteryx
  • Fósseis Vivos

Quinto Grupo Temático – Ciência ou Arte nas Reconstituições

  • Desenhos Imaginários
  • As 3 Faces de Zinjanthropus
  • O Fóssil de Atapuerca
  • Bipedalismo

Sexto Grupo Temático – Acaso ou Planejamento?

  • Planejamento e Projeto nos Seres Vivos
  • Metamorfose
  • O Projeto do Olho
  • O Olho do Trilobita

Sétimo Grupo Temático – Como Explicar?

  • A Abelha
  • O Besouro Bombardeiro
  • A Drósera
  • As Calamidades do Darwinismo

2.6 – “KITS” TEMÁTICOS

A Sociedade Criacionista Brasileira elaborou também vários “Kits” temáticos, relacionados com assuntos de interesse na controvérsia Criação/Evolução, que poderão integrar o acervo do Centro Escolar de Estudos Criacionistas, tanto pelo seu caráter didático quanto pelo seu valor ilustrativo chamando a atenção para importantes princípios da ciência e seu inter-relacionamento e confronto com as teses evolucionistas.

Dentre esses “Kits” destacam-se os seguintes:

2.6.1.   KIT ARCA DE NOÉ

Este “Kit” engloba:

  • Um modelo reduzido da Arca de Noé, em madeira, na escala de 1:160, construída artesanalmente sob medida, com dimensões obedecendo ao relato do texto bíblico, e aspecto que reconstitui relatos de testemunhas que afirmam tê-la avistado (sob encomenda);
  • Vídeo ilustrativo sobre o modelo da Arca de Noé:
  • Um cartaz: “Comparação do tamanho da arca com vagões de carga”;
  • Um cartaz: “Classificação Bíblica dos Seres Viventes”;
  • Um cartaz: “A Coluna Geológica”;
  • Um cartaz: “Fósseis: O que são ? Como se formam?”;
  • Um cartaz: “Dinossauros”;
  • Artigo: “Genealogia dos Patriarcas”, de Walbert de Araujo Linhares, publicado na Revista Criacionista números 54/55;
  • Artigo: “Uma análise quantitativa da duração da vida dos patriarcas do livro de Gênesis”, de James E. Strickling, publicado na Folha Criacionista número 8;
  • Artigo: “O invólucro de vapor dágua e a longevidade dos Patriarcas”, de Joseph C. Dillow, publicado na Folha Criacionista número 19;
  • Um livro: “Depois do Dilúvio: A história antiga da Europa retrocedendo até o Dilúvio Bíblico”, de autoria de Bill Cooper;
  • Um livro: “O Estudo da Arca de Noé: Apresentação de uma estratégia didática para o ensino das origens a partir de uma perspectiva bíblica”, de autoria de Antonio Cremades Fuerte;
  • Um livro: “Contribuição para a compreensão da criação do ser humano na perspectiva do criacionismo bíblico: “Boneco de Barro” ou ‘Imagem de Deus?”, de autoria de Eduardo F. Lütz, Maria Graça F. Lütz, e Ruy Carlos de Camargo Vieira;
  • Um livro: “Noções básicas sobre Gênese e Classificação das Rochas”, de autoria de Ruy Carlos de Camargo Vieira;
  • Um exemplar da Folha Criacionista, número 23, que versa especificamente sobre a “A Arca de Noé”;
  • Recomendamos também o curso à distância: “O Estudo da Arca de Noé”, que poderá ser escolhido no site da SCB, em Curso – EAD, no seguinte link: https://scb.org.br/cursos/

2.6.2.   KIT LIMITAÇÕES DO CONHECIMENTO HUMANO

Este “kit” ilustra os campos da observação direta, da observação instrumental, das teorias e modelos, e das conjecturas, no âmbito da Ciência, e é composto de:

  • Um modelo tridimensional em acrílico das limitações do conhecimento humano, construída artesanalmente sob medida, acompanhado de materiais explicativos sobre o assunto.
  • Um Cartaz: “Células Microscópicas”;
  • Um Cartaz: “Tabela Periódica dos Elementos químicos / Tabela sinótica dos livros da Bíblia”;
  • Um Cartaz: Números na natureza”;
  • Revista “De Olho nas Origens” , Ano 1, Número 2, Nível 1;
  • Revista “De Olho nas Origens”, Ano 1, Número 2, Nível 2;
  • Artigo: “Considerações sobre as Limitações do Conhecimento Humano: visão tridimensional dos Fenômenos Físicos na natureza”, de Ruy Carlos de Camargo Vieira;
  • Artigo: “A Necessidade do Criacionismo”, de Ruy Carlos de Camargo Vieira, da Revista Criacionista 87;
  • Artigo: “A teoria da Evolução e as limitações do conhecimento Humano”, de Julio Garrido, da Folha Criacionista número 2;
  • Artigo: As Limitações do Conhecimento Humano”, de Ruy Carlos de Camargo Vieira, da Revista Criacionista número 58;
  • Artigo: “Princípios básicos da ciência, evolucionismo e criacionismo”, de Ruy Carlos de Camargo Vieira, da Revista Criacionista, número 59;
  • Artigo: “Espetáculos de luz e Som”, miragens: ilusões de óptica; ilusões auditivas, constante da Folhinha Criacionista, número 4;
  • Livro: “Introdução ao Criacionismo: A Bíblia e a Ciência”, de Ruy Carlos de Camargo Vieira;
  • Livro: “Considerações sobre Ilusões de Óptica: pareidolia e idolatria”; de Ruy Carlos de Camargo Vieira.

2.6.3.   KIT ESTRATIFICAÇÃO ESPONTÂNEA (“Célula Hele-Shaw”):

Este “kit” é composto de:

  • Um modelo reduzido da Célula de Hele-Shaw, em acrílico, construída artesanalmente sob medida, acompanhado de um funil de vidro, um frasco contendo grãos coloridos, que representam os sedimentos no momento da deposição, e de material descritivo de apoio.
  • Vídeos ilustrativos sobre a utilização da Célula de Hele-Shaw, no canal do Youtube da SCB:
  • Um cartaz: “A Coluna Geológica”;
  • Um cartaz: “Fósseis: O que são ? Como se formam?”;
  • Um cartaz: “Dinossauros”;
  • Um livro: “Noções básicas sobre Gênese e Classificação das Rochas”, de autoria de Ruy Carlos de Camargo Vieira;
  • Um livro: Sistemas Cristalográficos e Minerais na natureza e na Bíblia”, de autoria de Ruy Carlos de Camargo Vieira;
  • Um livro: “Exame Crítico da Datação Radiométrica”, com vários artigos de diversos autores, publicados pela Sociedade Criacionista Brasileira.

2.6.4.   KIT INVENTANDO A TERRA PLANA

Este “kit” é composto de:

  • Um modelo reduzido do Globo Terrestre de Eratóstenes, em acrílico, construída artesanalmente sob medida, acompanhado de:
  • Vídeo ilustrativo sobre o assunto do Kit, no canal do Youtube da SCB:
  • Um livro: “Inventando a Terra Plana: Colombo e os Historiadores Modernos” de autoria de Jeffrey Burton Russell;
  • Um Livro: “Tempo Astronômico, Histórico e Profético”, de Ruy Carlos de Camargo Vieira;
  • Um Livro: “Introdução ao Criacionismo: A Bíblia e a Ciência”, de Ruy Carlos de Camargo Vieira;
  • Um Livro: “Considerações sobre Ilusões de Óptica: pareidolia e idolatria”; de Ruy Carlos de Camargo Vieira;
  • Texto complementar para o Modelo do “Globo de Eratóstenes”, A Esfericidade da Terra, a Revelação e a Ciência na Antiguidade”, de autoria de Ruy Carlos de Camargo Vieira;
  • Recomendamos também o curso à distância: “Inventando a Terra Plana” que poderá ser escolhido no site da SCB, em Curso – EAD, no seguinte link: https://scb.org.br/cursos/

2.6.5.   KIT TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS E DA TABELA SINÓTICA DOS LIVROS DA BÍBLIA

Este “kit” é composto de:

  • Um modelo reduzido em acrílico da Tabela Periódica e Sinótica, construída artesanalmente;
  • Cinco cartazes da tabela Periódica dos Elementos químicos e da Tabela Sinótica dos Livros da Bíblia;
  • Um Livro: “Introdução ao Criacionismo: A Bíblia e a Ciência”, de Ruy Carlos de Camargo Vieira;
  • Recomendamos também os cursos à distância: “Introdução ao Criacionismo” que poderá ser escolhido no site da SCB, em Curso – EAD, no seguinte link: https://scb.org.br/cursos/

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Os interessados em maiores detalhes poderão consultar diretamente a Sociedade Criacionista Brasileira pedindo informações específicas sobre todas as suas publicações e atividades, bem como quanto aos seus “Kits” diversos, através do nosso e-mail: scb@scb.org.br, aqui em nosso “site” ou através de nosso Telefone/WhatsApp:

SOCIEDADE CRIACIONISTA BRASILEIRA

Telefone: (061)3468-3892

WhatsApp: (61)98447-6000