Neste ano de 2020 estamos comemorando o 48º aniversário de fundação da Sociedade Criacionista Brasileira.

Olhando para trás podemos com alegria afirmar: “Até aqui nos ajudou o Senhor”. Em 1972 iniciamos modestamente a publicação de nosso periódico, a “Folha Criacionista”, em pequena brochura de 15 cm x 21 cm, com o texto datilografado em tamanho ofício, e posteriormente reduzido à metade para a impressão, resultando um tipo de letra bastante pequeno, que sem dúvida dificultava a leitura.

Tivemos a ideia, de início – que alguns poucos anos depois reconhecemos não ter sido das melhores – de ilustrar as capas dos números da Folha Criacionista com desenhos até certo ponto jocosos, o que fizemos tão somente com o propósito de despertar atenção para o tema da controvérsia entre o Criacionismo e o Evolucionismo! No início eram publicadas traduções de artigos selecionados das revistas da “Creation Research Society”, sociedade criacionista norte-americana pioneira, tendo em vista o interesse dos assuntos para o nosso meio brasileiro, especialmente levando em conta o que julgávamos então ser de utilidade para nossos estudantes de 2° grau e universitários. Tentamos também apresentar algumas notícias de caráter geral, que julgávamos pertinentes, e que então não eram fáceis de serem conseguidas por nós, em face da limitada infra-estrutura disponível para acesso a tais informações.

Procuramos divulgar nosso trabalho da melhor forma possível, participando de congressos em várias partes do País, promovidos por diferentes instituições preocupadas com a educação e a formação dos jovens, bem como fazendo palestras e conferências em escolas, seminários e igrejas. Em várias ocasiões tivemos dificuldades para manter a desejada periodicidade da “Folha Criacionista”, que pretendíamos inicialmente ser de três números anuais, mas que acabou sendo reduzida a somente dois.

Tais dificuldades foram não só devidas à escassez de recursos para efetuar as publicações, mas sobretudo à limitação do tempo disponível para a leitura, seleção e tradução de textos, e também para a datilografia e editoração. Em momentos críticos contamos com a colaboração de numerosas pessoas e instituições para manter a continuidade de nossas publicações. Muitas mudanças na edição e diagramação ocorreram no decorrer dos anos.

O formato passou de 15 cm x 21 cm para 20 cm x 26 cm. A partir do número 49, a “Folha Criacionista” passou a ser publicada em papel “couché” com ilustrações de excelente qualidade, e desde o número 50 ganhou capa colorida. No número 52, nova mudança: a capa ganha nova arte final, e no número especial comemorativo dos 25 anos (número conjunto 54/55), passa a ser adotada a divisão do texto em duas colunas por página, e são inseridas ilustrações coloridas nos artigos, visando tornar sempre mais agradável e fácil a leitura dos artigos e notícias. Paralelamente à “evolução” sofrida no aspecto gráfico da “Folha Criacionista”, sua tiragem também foi dobrada.

Os números de 1 a 23 estão esgotados, e existem relativamente poucos exemplares disponíveis até o número 49. Temos atendido solicitações de remessa de números esgotados enviando cópias xerox aos interessados. No momento estamos reformatando todos os números da “Folha Criacionista”, para colocá-los no mesmo formato dos últimos.

Desta forma poderá ser impressa de maneira uniforme e homogênea toda a coleção da “Folha Criacionista”. Os Índices Temáticos (ver neste site o tópico a seu respeito) permitem também aos interessados o acesso fácil a artigos e notícias que desejarem adquirir. Os 48 anos de publicações de artigos e notícias na “Folha Criacionista” possibilitaram a organização de um respeitável acervo de informações sobre a controvérsia entre o Criacionismo e o Evolucionismo.

As bibliografias indicadas em cada artigo publicado permitem, por sua vez, a organização de referências recorrentes, de tal forma a possibilitar a cada interessado a fácil obtenção de informações adicionais sobre livros e artigos publicados em periódicos e livros versando sobre tópicos específicos. Agora a Sociedade Criacionista Brasileira começa a tornar disponível um projeto antigo de atendimento a seus leitores interessados em bases de dados específicos referentes a tópicos criacionistas. A utilização de modernos recursos da informática permite, agora, permanecer 24 horas por dia no ar, alcançando milhares de pessoas.

Através de seus “sites” na Internet, a SCB tem divulgado de maneira bastante ampla as suas atividades, que incluem não só a edição de livros e periódicos, mas também a realização de Seminários e a participação efetiva em encontros diversos em numerosos locais no País e também no exterior. Já está funcionando desde 2004 o nosso Centro Cultural, que tem sido visitado por centenas de estudantes e demais pessoas interessadas, e onde têm sido apresentadas quase que quinzenalmente palestras e exibidos documentários sobre a controvérsia Criacionismo/Evolucionismo.

Sem nos alongarmos mais, entendemos que esta resumida vista panorâmica foi mais do que suficiente para mostrar que realmente “Até aqui nos ajudou o Senhor!” A Ele rendemos nosso preito de gratidão, e esperamos poder continuar a prestar cada vez melhores serviços para o progresso da causa criacionista no País.

Os Editores

Brasília, janeiro de 2020.

About us and our activities (English version)