PROGRAMA EDITORIAL DA SCB

 PRIMEIROS LIVROS
Desde o início informal de suas atividades, a SCB desejava publicar, além de sua “Folha Criacionista”, também livros de divulgação dos aspectos mais controvertidos envolvidos no confronto entre o Criacionismo e o Evolucionismo. Entretanto, apenas no fim da década de 1990 foi possível publicar (mediante parceria com a OSEC, como já mencionado), as traduções do livro de Jeffrey Burton Russell “Inventando a Terra Plana” e do livro de Fernando De Angelis “A Origem da Vida por Evolução – Um Obstáculo para o Desenvolvimento da Ciência”. A SCB em 1998 comprou os direitos autorais da editora do primeiro, e recebeu permissão do autor do segundo também em 1998 para traduzi-lo e publicá-lo no Brasil.

O contato da SCB com Fernando De Angelis iniciou-se com a descoberta casual de que o periódico criacionista intitulado “Proiezioni” era editado na Itália por ele, como Redator da “Associazione Culturale Evangelica Daniele Baltazzar”. Mediante troca de correspondência, estabeleceu-se profícuo interrelacionamento entre as duas instituições criacionistas e em seguida contatos pessoais no Brasil e na Itália.

Interrelacionamento entre a SCB e Fernando De Angelis

Interrelacionamento entre a SCB e Fernando De Angelis

Fernando De Angelis era católico e assistiu algumas reuniões evangelísticas realizadas na Toscana por voluntários norte-americanos que se dispuseram a passar temporadas na Itália para despertar o interesse na Bíblia e no Criacionismo. De Angelis e a esposa, depois de terem sofrido terrível acidente rodoviário, tornaram-se evangélicos e ele assumiu a liderança da pregação criacionista na Itália. Dentre aqueles voluntários estava o Dr. John Meyer, que posteriormente assumiu a direção do Van Andel Research Center da Creation Research Society, no Arizona, EUA, que foi o autor desse relato para a SCB.

A partir dos estreitos contatos mantidos entre a SCB e De Angelis, tendo cessado a publicação de “Proiezioni”, ele se aproximou de Romano Ricci, Presidente da União Italiana da Igreja Adventista e tornou-se grande colaborador dele na fundação da Associazone Italiana Studi sulle Origini, entidade criacionista que, impulsionada por De Angelis (que se inspirou na iniciativa da SCB) logo procedeu à edição italiana do livro “Evolução – Um Livro Texto Crítico”.