cxO Desafio da Bioquímica à Teoria da Evolução
                    Título original: Darwin’s Black Box
               (The Biochemical Challenge to Evolution)
                     1996 by The Free Press, NY, EUA

A teoria da evolução de Darwin é em geral aceita pelos cientistas.

 

 

O Desafio da Bioquímica à Teoria da Evolução
                    Título original: Darwin’s Black Box
               (The Biochemical Challenge to Evolution)
                     1996 by The Free Press, NY, EUA

 

por Michael Behe
Editado por Jorge Zahar (a ser solicitado diretamente a Editora)

 

A teoria da evolução de Darwin é em geral aceita pelos cientistas.  Embora a luta por essa aceitação tenha sido longa e árdua, depois de um século de polêmicas entre os cognoscenti, a batalha parece ter dado vitória ao Evolucionismo.

Mas será mesmo assim?  O que aconteceria se descobríssemos algo que contestasse frontalmente a visão evolucionista ora pacificamente admitida?  O campo da bioquímica, aberto quando Watson e Crick descobriram a forma de hélice dupla do ADN, revelou os segredos da célula.  Nela os bioquímicos vislumbraram um mundo de insuspeitada complexidade.

cx
 

Neste livro, Michael Behe, professor-adjunto de bioquímica da Universidade de Lehigh, Pensilvânia, EUA, usa interessantes exemplos de motores bacteriais, movimentos de cílios, mecanismos de visão, transporte celular, e outros, objetivando dar um quadro equilibrado das dificuldades encontradas no campo dos estudos sobre as origens.

Trata-se de um livro excelente, que embora não abordando o assunto sob o prisma criacionista bíblico, destaca os desafios encontrados no campo da bioquímica à teoria da evolução.

Em conexão com o livro, encontra-se disponível o video-teipe “Irreducible Complexity” que apresenta o autor expondo e discutindo o assunto em uma conferência realizada na Universidade de Princeton. Este video-teipe pode ser solicitado pelos interessados diretamente à:

Access Research Network
P. O. Box 38069
Colorado Springs, CO 80937-9904
U.S.A.