por Leonard Brand

 

 

Este livro é uma das obras mais importantes para o Criacionismo atual.

 

por Leonard Brand

Editado pela Imprensa Universitária Adventista – UNASPRESS, em 2005, com 340 páginas

Formato: 20 x 28 cm

(solicitações diretamente à Editora UNASPRESS)

 

Este livro é uma das obras mais importantes para o Criacionismo atual. O autor, que é professor de Biologia e Paleontologia na Universidade de Loma Linda tem, além da experiência no magistério, vivência em pesquisas de campo tanto na área de Paleontologia como na de Zoologia, o que enriquece muito a sua abordagem do tema. Evitando os recursos fáceis do ataque e da ironia, o autor trabalha de forma clara os temas que se propõe a analisar.

A obra pode ser dividida em três grandes áreas: relação Bíblia e Ciência, Biologia e Geologia. Na primeira parte, ele procura demonstrar quais são as limitações da pesquisa científica e de que modo a Bíblia, como um livro revelado por Deus, pode auxiliar na busca de explicações sobre as origens. Ele adverte, contudo, que o uso da Bíblia deve ser feito com muita cautela, porque poucos autores adventistas exploram a complexidade da relação entre a Bíblia e a Ciência com clareza e coerência.

 

Na segunda parte, ele discute como a evolução naturalista tem tentado explicar a origem da vida, e como estes diversos empreendimentos tem resultado em fracasso. Discute também a questão do limite do processo de transformação do seres vivos e como as mudanças nas espécies podem e precisam ser aceitas pelo criacionismo. Na terceira parte, analisa questões geológicas e explica como a topografia atual da Terra e as camadas estratigráficas poderiam ter sido formadas pelo Dilúvio.

Nessa parte, o autor apresenta algumas dificuldades dos modelos elaborados pelos criacionistas e aponta para a necessidade de mais pesquisas e mais tempo, reforçando sempre sua crença na Criação Divina. O autor apresenta, por fim, no debate Criação X Evolução, os argumentos favoráveis a cada debatedor, e os pontos indiferentes a uma abordagem criacionista ou evolucionista, sendo essa apresentação feita de uma forma bastante ponderada.

O livro é de leitura fundamental para professores cristãos das áreas de Ciência e de Religião, que desejam abordar o tema e obter respostas para satisfazer as curiosidades e inquietações da mente de crianças e adolescentes, que são bombardeados sistematicamente pela questão das origens na mídia.

A grande contribuição do autor é responder as questões de forma honesta, reconhecendo os pontos fortes e fracos da Teoria Criacionista das origens. O livro contribui também para o crescimento intelectual e espiritual dos jovens cristãos universitários e de outras pessoas interessadas no tema das origens.

Prof. Dr. Haller Elinar Stach Schünemann
Professor do UNASP – Campus SP
Membro do Núcleo de Estudo das Origens

ÍNDICE DO LIVRO

Fé, Ciência e História da Terra

1. O Método Científico
2. As Limitações da Ciência
3. Aspectos da História da Ciência
4. O Processo das Revoluções Científicas
5. O Paradigma do Naturalismo e uma Alternativa
6. Fé e Ciência: Qual é a Relação entre Elas?
7. A Origem da Vida
8. Microevolução e Especiação
9. Os Argumentos a Favor da Megaevolução
10. Os Argumentos a Favor da Intervenção Informada
11. Sociobiologia: a Resposta da Teoria da Evolução para o Comportamento Altruísta
12. Uma Teoria Intervencionista de Seleção Natural e Mudança Biológica Limitada
13. O Registro Geológico
14. O Tempo Geológico
15. Uma Teoria Catastrófica da História da Terra: Princípios Gerais
16. Uma Teoria Catastrófica da História da Terra: Interpretando o Registro Histórico
17. Fé, Razão e História