Este debate ocorrido na Universidade do Alabama em Birmingham, Alan Steven Center, e realizado pela Fundação Fixed Point, apresenta duas das mentes mais brilhantes da atualidade para falar sobre o embate entre neo-evolucionistas e criacionistas: o Professor Richard Dawkins e o Dr. John Lennox. A discussão é a de cosmovisões distintas sobre às origens: evolucionismo e criacionismo, e não sobre o inexistente embate entre “Ciência e Religião”. Então esse debate busca refletir sobre o livro “Deus, um Delírio” e nas declarações de Richard nele encontradas.

RICHARD DAWKINS
Clinton Richard Dawkins, FRS, é um etólogo, biólogo evolutivo e escritor britânico. Ele é fellow emérito do New College, da Universidade de Oxford, e foi Professor para a Compreensão Pública da Ciência em Oxford entre 1995 e 2008. Dawkins é ateu declarado, vice-presidente da Associação Humanista Britânica e defensor do movimento bright. O bright é uma pessoa cuja visão do mundo é naturalista – livre de elementos místicos e sobrenaturais. A ética e as ações do bright se baseiam numa visão naturalista do mundo.
Dawkins é bem conhecido por suas críticas ao criacionismo e ao design inteligente.

JOHN LENNOX
É professor de Matemática na Universidade de Oxford e Fellow em Matemática e Filosofia da Ciência na Green College, da Universidade de Oxford. Ele possui doutorado de Oxford (D. Phil.), Cambridge (Ph.D.), e da Universidade do País de Gales (D.Sc.) e um mestrado em Bioética da Universidade de Surrey. Além da criação de mais de setenta trabalhos, revisados por seus pares, em matemática pura e co-autoria de duas monografias de pesquisa para Oxford University Press, o Dr. Lennox é o autor de “Empreiteiro de Deus: Tem Ciência enterrado Deus?” (2007). Lennox é cristão.