Folha Criacionista Nº. 67 – 2º Semestre de 2002 – Ano 31

NESTE NÚMERO

EDITORIAL

ARTIGOS

Cavernas

Cavernas têm sido sempre um assunto de interesse sob vários aspectos, não só pela beleza das suas formações rochosas em suas múltiplas manifestações, como pelo tipo de vida que sobrevive nelas, e pela aura de mistério que sempre as envolve quanto à sua origem e possível habitação de seres humanos em tempos remotos. O artigo apresenta importantes informações científicas e bíblicas a respeito do tema.

Observação de formação rápida de estalactites Página 14

Dissolução e deposição de carbonato de cálcio em situação de laboratório Página 18
É comum serem feitas afirmações sobre a idade das formações rochosas existentes em cavernas, atribuindo-lhes centenas de milhares e até milhões de anos. Experiências de laboratório e observações em campo têm mostrado, entretanto, formação bastante rápida de estalactites e estalagmites.

Página 28 O conceito de origem em revistas de divulgação científica

Lamentavelmente, os meios de comunicação nem sempre têm sido imparciais com relação à divulgação dos aspectos verdadeiramente científicos envolvidos na controvérsia entre as estruturas conceituais criacionista e evolucionista. É o que mostra esta análise dos fatos.

Cientificidade na questão das origens Página 39

Livros textos constituem outro ponto crítico na discussão imparcial das estruturas conceituais criacionista e evolucionista, especialmente no nível do ensino médio. O artigo mostra a apreciação feita por um pai de aluno que zela pela formação intelectual de seu filho sem a interferência de posições pré-concebidas.

Darwinismo: um subproduto da Inglaterra liberal do século XIX Página 45

Este é um primeiro artigo de uma série que analisa as condicionantes da aceitação do Darwinismo, com destaque aos aspectos não-biológicos da doutrina que tão rapidamente foi aceita nos círculos intelectuais da época

Gênesis, genes e raças humanas Página 50

Qual a origem das raças humanas? Existem realmente raças? O artigo apresenta explicação genética para as diferentes colorações da pele, resasaltando a origem comum dos seres humanos, de conformidade com o texto bíblico.

Abraham Trembley e a hidra Página 57

Leia a história do “Pai da Zoologia Experimental” e a aplicação do método científico à hidra, esse fascinante animal aquático. Até hoje a metodologia de Trembley permanece como modelo para o estudo dos seres vivos.

Depois do dilúvio Página 61

Terceiro capítulo do livro de Bill Cooper tratando de maneira específica de Ennius e a “Tabela das Nações Européias”. Magnífica comprovação histórica da genealogia bíblica.

NOTÍCIAS

Primeiro Enconto Regional de Criacionistas em Cachoeira, BA

Viagem de Estudos Paleontológicos à Chapada do Cariri

Primeiro Seminário “A Filosofia das Origens”, no Rio de Janeiro

Primeiro Simpósio Criacionista Interdenominacional em Tubarão, SC

Mais Publicações Criacionistas em Português

E mais notas sobre:

“Homens da Caverna” no Brasil em pleno século XX

O Exemplo de Charles Townes, Prêmio Nobel de Física

Francesco Redi e a Geração Espontânea

Louis Agassiz e “A Origem das Espécies”

Atualidade do debate Criação / Evolução

Ainda o Sahelanthropus tchadensis

O Rei Voador do Araripe

Author