Este é o segundo número especial da Folha Criacionista comemorativa dos trinta anos de fundação da Sociedade Criacionista Brasileira. E sua característica de número especial não diz respeito somente ao seu número de páginas (praticamente igual ao do número anterior), mas principalmente à colaboração específica recebida de pessoas e entidades para a sua consecução, bem como para a consecução de outras atividades da Sociedade Criacionista Brasileira que em parte são também noticiadas neste mesmo número.

Primeiramente, é com prazer que rendemos nossas homenagens, conforme explicitado na quarta capa, ao Prof. Orlando Ruben Ritter, que foi o legítimo inspirador para iniciarmos nossas incursões neste vasto e atrativo domínio das “Ciências das Origens”. E em sua pessoa estendemos essas homenagens a todas as numerosas pessoas que, nestes trinta anos, prestaram sua preciosa colaboração para chegarmos à consolidação deste empreendimento.

Em seguida, não poderíamos deixar de expressar também nossa gratidão à “Creation Research Society” que desde o início nos deu todo o apoio para a tradução e publicação de numerosos artigos veiculados em seu periódico. Temos a satisfação de apresentar na terceira capa deste número uma fotografia tirada ao lado do Dr. Robert Brown, autor do artigo “Datação com Radiocarbono” que foi publicado no primeiro número da Folha Criacionista (traduzido do “Creation Research Society Quarterly” de setembro de 1968), e que foi uma das fontes bibliográficas referidas pelo Prof. Ritter na “Semana da Cultura”  em São Carlos, em 1970. O Dr. Brown até hoje permanece pesquisando tópicos relacionados com datação radioativa, e mantém vínculos estreitos com o “Geoscience Research Institute” em Loma Linda, Califórnia, EUA, onde reside.

Nos últimos anos conseguimos estreitar os laços com o “Geoscience Research Institute”, que nos tem dado permissão para transcrever numerosos artigos publicados por seus pesquisadores em revistas diversas, e particularmente em sua revista periódica semestral “Origins”. Alegramo-nos por poder anunciar desde já que estão sendo finalizados os entendimentos para que possamos ter, a partir do próximo ano, em língua portuguesa, a publicação do boletim trimestral “Ciência de los Orígenes” publicado pelo “Geoscience Research Institute”.

Lembramos que a Casa Publicadora Brasileira lançou recentemente o livro “Origens – Relacionando a Ciência com a Bíblia”, de autoria de Ariel Roth, ex-Diretor do “Geoscience Research Institute”, que estamos divulgando neste número da Folha Criacionista.

Temos mantido contatos freqüentes com a Casa Publicadora Brasileira, que recentemente nos deu permissão para publicarmos em nosso “site”, a partir do próximo ano, a Devoção Juvenil deste ano, tão primorosamente elaborada pelo Pastor Francisco Lemos, versando sobre tópicos interessantes relacionados com a natureza.

De maneira providencial iniciamos contactos com a Editorial Safeliz, da Espanha, que resultaram na tradução do livro por ela editado “Em Busca de los Orígenes – Evolución o Creación?”, de autoria de dois renomados cientistas franceses, Jean Flori e Henri Rasolofomasoandro, e que deverá estar publicado em Português no início de 2002.

Este livro, juntamente com mais outros dois (um dos quais já publicado) formam uma tríade sumamente importante para esclarecer a controvérsia entre o Evolucionismo e o Criacionismo, preenchendo a lacuna até então existente na literatura em Português. O livro já publicado pela Sociedade Criacionista Brasileira é de autoria de Bill Parks, Presidente da “Creation Education Inc.” (entidade norte-americana congênere à nossa), tem como título: “Como ensinar a seus filhos a harmonia entre o Criacionismo e a Ciência”, e contou com a valiosa colaboração da Profa. Ieda C. Tetzke que fez a sua tradução. O outro livro está em fase final de tradução, e intitula-se “Evolution – Ein kritisches Lehrbuch”, de autoria de Reinhard Junker e Siegfried Scherer. Os três livros complementam-se e cobrem níveis distintos de complexidade. Em seu conjunto, constituem excelente fonte de informações sobre os detalhes da controvérsia entre Evolucionismo e Criacionismo.

Dentre os vários apoios que estamos recebendo para a publicação destes três livros, ressalta-se o da Secretaria de Educação do Distrito Federal, que através da Secretária Deputada Profa. Eurides Brito, patrocinou pessoalmente a publicação de mil exemplares do livro de autoria de Bill Parks para distribuição gratuita a professores da rede de escolas públicas do Distrito Federal, visando particularmente professores de educação religiosa e de ciências. Para a publicação do livro que está sendo traduzido do Alemão, recebemos também inestimável apoio das seguintes instituições universitárias: Universidade Presbiteriana Mackenzie, Universidade Metodista de Piracicaba, Universidade de Santo Amaro, e Centro Universitário Adventista de São Paulo. Cada instituição estará financiando a publicação de quinhentos exemplares deste livro, e esperamos que ele também deverá estar publicado em Português no início de 2002.

Dentre os contatos mantidos com outras entidades congêneres no exterior, devemos destacar também o apoio que temos recebido do “Institute for Creation Research”, particularmente com relação a autorizações para a dublagem de vídeos, com o que nova linha de atuação está sendo iniciada pela Sociedade, que a partir do próximo ano deverá ter à disposição uma hora por semana em pelo menos um canal de TV com o qual iniciamos já os entendimentos necessários.spaço disponível neste Editorial é muito curto para podermos dar notícias sobre outras numerosas atividades que estão sendo desenvolvidas pela Sociedade Criacionista Brasileira ao findar este seu trigésimo aniversário. Por isso desejamos encerrar este Editorial destacando apenas mais dois pontos extremamente importantes.

O primeiro é o apoio recebido, já há vários anos, de nosso associado fundador Engº Marcus Vinicius de Paula Moreira, que tem-se disposto a colaborar voluntariamente para a manutenção de nosso “site”, dedicando a essa tarefa não só esforço pessoal e profissionalismo, como também preciosas horas retiradas de seu convívio familiar. Desejamos que nesta comemoração dos trinta anos da Sociedade fiquem aqui manifestos a ele os nossos agradecimentos especiais.

O segundo é o apoio recebido da Diretoria eleita da Sociedade Criacionista Brasileira, e de todos os seus sócios fundadores, que no decorrer deste período que se seguiu à formalização da Sociedade, também colaboraram sob as mais diversas formas, para que pudessem ser desenvolvidas as atividades da Sociedade nesse novo ritmo, sem dúvida bastante intenso.

Finalmente, além dos agradecimentos estendidos a todos os nossos fiéis colaboradores, desejamos render nosso preito de gratidão a Deus, cuja mão poderosa sentimos estar dirigindo todas as atividades da Sociedade. Que tudo que foi feito, tenha sido realmente feito para a Sua honra e glória!

Os Editores

Autor