Foi realizado de 18 a 20 de setembro, no Instituto Adventista de Ensino do Nordeste, em Cachoeira, BA, o II Encontro de Criacionistas da Faculdade Adventista da Bahia, coordenado pelo Prof. Wellington dos Santos Silva, e contando com o apoio da Associação dos Universitários Adventistas da Bahia (AUABA), da Faculdade Adventista da Bahia (FAB), e da Sociedade Criacionista Brasileira (SCB)

A iniciativa de realização do evento foi fruto do grande sucesso obtido pelo evento anterior, que culminou com a excursão à Chapada do Araripe para o estudo in loco das formações rochosas fossilíferas encontradas na região. Notícia a esse respeito foi veiculada no número 67 da Revista Criacionista. Desta vez, o II Encontro foi coroado também por uma magnífica excursão à Chapada Diamantina, na região próxima à tradicional cidade de Lençois, BA.

O II Encontro contou com a presença de interessados, professores e estudantes. A programação contou com expositores provenientes dos dois Campus da UNASP, da Sociedade Criacionista Brasileira, e também da Faculdade Adventista da Bahia. Os temas apresentados foram os seguintes:

1 – A Origem das Cavernas em Rochas Carbonáticas – Dr. Nahor Neves de Souza Júnior (UNASP)
2 – O Efeito Rápido da Cavitação na Erosão das Rochas – Dr. Ruy Carlos de Camargo Vieira (SCB)
3 – História Genética da Evolução Humana – Prof. Wellington dos Santos Silva (FAB)
4 – Relatos Bíblicos e Extra-Bíblicos do Dilúvio – Prof Walvetrude Andrade (FAB)
5 – O Enigma das Florestas Petrificadas – Dr. Nahor Neves de Souza Júnior (UNASP)
6 – A Descoberta do Homo Religiosus – Dr. Rodrigo Pereira Silva (UNASP)
7 – A Arqueologia e a Bíblia – Dr. Rodrigo Pereira Silva (UNASP)
8 – A Interpretação dos Pioneiros Adventistas para os Primeiros 11 Capítulos do Gênesis – Dr. Rodrigo Pereira Silva (UNASP)

A Sociedade Criacionista Brasileira tem disponível em CD a palestra “O Efeito Rápido da Cavitação na Erosão das Rochas” apresentada em “Power Point”. Os interessados poderão solicitar por e-mail cópia do CD.

A excursão à Chapada Diamantina partiu de Cachoeira à meia-noite do dia 20, chegando de madrugada à região de Lençois e Mucugê, onde se situa o Parque Nacional, onde se encontra uma incrível variedade de atrações históricas, paisagens, fauna, flora, formações geológicas com grutas e cavernas, inscrições rupestres, etc.

Foram visitados locais turisticamente famosos, como o Morro do Pai Inácio, de onde se avista magnífico por-de-sol, e que é o cartão postal da Chapada, ao qual se chega através de uma trilha íngreme de 300 metros; o Poço Encantado, uma gruta com um grande salão de 40 metros de altura, com exuberante côr azul; a Lagoa e a Gruta da Pratinha, local escavado pelo Rio Pratinha, que ali vem das profundezas e vem à superfície; a Cachoeira da Fumaça, com 340 metros de altura; e a Gruta da Lapa Doce, na qual se pode percorrer 850 metros observando magníficos espeleotemas.

Em todos os locais de interesse geológico foram dadas explicações sobre a natureza das formações pelo Dr. Nahor Neves de Souza Júnior, focalizando-as sob o prisma criacionista. Particularmente foi dada ênfase à formação de grutas e cavernas e os critérios adotados para a sua datação. Nesse sentido, foi de utilidade o número 67 da Revista Criacionista, que trata especificamente do tema, e que foi distribuído a todos os participantes.

Os participantes da excursão pousaram no dia 21 na cidade de Lençois, patrimônio histórico localizado a cerca de 400 km de Salvador, onde puderam também visitar o famoso cemitério bizantino, único no hemisfério ocidental.. A volta para Cachoeira iniciou-se no dia 22 à noite, chegando ao IAENE na madrugada do dia 23.

A Sociedade Criacionista Brasileira editou um vídeo, que embora produzido amadoristicamente, apresenta detalhes interessantes da excursão, o qual pode ser solicitado pelos interessados por e-mail.

Recomendamos, também, aos interessados em detalhes históricos sobre a região diamantífera da Chapara, a leitura do livro Jagunços e Heróis”, de Walfrido Moraes (Editora Civilização Brasileira, 1963).


Participantes do Encontro
 


Exposição do Geólogo Dr. Nahor
sobre o tema “Uma breve história da Terra”
 


Vista de formação típica da região
da Chapada Diamantina
 


Entrada da Lapa Doce
 


Espeleotemas da Lapa Doce
 


Inscrições rupestres na região da Chapada Diamantina
nas proximidades da Gruta da Pratinha

Autor