A Sociedade Criacionista Brasileira tem a honra de informar que foi realizado o X Seminário “A Filosofia das Origens” de 2 a 4 de junho de 2011, na cidade de Cachoeira – BA.

TEMA: PERSPECTIVAS SOBRE AS ORIGENS

Programação

 Veja os slides das palestras nos arquivos PDF

Apresentação

Palestrante

        Perspectivas sobre a Origem da Vida Tarcisio da Silva Vieira
 Evidências de Design Inteligente Enézio E. de Almeida Filho
 Perspectivas da Evolução das Espécies Márcia Oliveira de Paula
 Perspectivas sobre a Origem do Universo Eduardo F. Lütz
        O Sábado e o Criacionismo Hipólito Gadelha Remígio
        Perspectivas sobre a Cronologia Geológica Adauto José B. Lourenço
 Perspectivas sobre o Registro Fóssil Marcos Natal de Souza Costa
 Perspectivas Genéticas da Evolução Humana Wellington dos Santos Silva
        Perspectivas sobre a Variabilidade Genética Marcus Vinicius da Silva Coimbra


LOCAL:

Auditório do IAENE
Cachoeira – BA

CONFERENCISTAS:

  • Adauto José B. Lourenço
    Físico com Mestrado em Matéria Condensada e Nanotecnologia pela Clemson University (USA) e Pesquisador do Max Planck Institut (Alemanha) e da FAPESP (SP) com várias publicações nas áreas de interesse – cronometria e cronologia, astronomia e cosmologia, bem como em sistemas de datação radiométrica.
  • Eduardo F. Lütz
    Graduado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com Especialização em Matemática, Informática e Educação. Pós-Graduação em Física (áreas de concentração: Física-Matemática, Astrofísica, Física Nuclear). Efetuou Pesquisas em Física Hipernuclear (com híperons) na Universidade Friedrich-Alexander (Erlangen, Alemanha). Pesquisas e desenvolvimento em software para a Hewlett-Packard (HP). Vários artigos publicados no “International Journal of Modern Physicis”. Exerce também atividades na área de Educação, tanto teóricas quanto práticas (como educador).
  • Enézio E. de Almeida Filho
    Bacharel em Letras, pela Universidade Federal do Amazonas, especializado em Inglês e Literatura Estrangeira, Mestrado e Doutorando em História da Ciência – PUC-SP. Coordenador do Núcleo Brasileiro de Design Inteligente. Escreve artigos para leitores não-especializados sobre as dificuldades teórico-empíricas das atuais teorias da origem e evolução da vida, divulgando também a Teoria do Design Inteligente como a melhor inferência científica à evidência encontrada na natureza.
  • Hipólito Gadelha Remígio
    Formado em Contabilidade pela UFC e em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Mestrado em Contabilidade de Custos pela UnB. Está cursando Bacharelado em Química pela UnB. É Consultor de Orçamentos do Senado Federal. Secretário da Sociedade Criacionista Brasileira.
  • Márcia Oliveira de Paula
    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (Licenciatura, 1980 e Bacharelado, 1983), mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989) e doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professora do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), onde também trabalha no projeto Ecoescola, financiado pelo FEMA. Foi coordenadora do Curso de Ciências Biológicas do UNASP por 10 anos. Faz parte do Banco de Avaliadores do Sinaes como avaliadora de cursos de Ciências Biológicas. Tem experiência nas áreas de Genética, Evolução, Educação Ambiental, Zoologia e Microbiologia. Também coordenou o Núcleo de Estudos das Origens no UNASP por vários anos.
  • Marcos Natal de Souza Costa
    Graduado em Geologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Geologia (Área de Geologia Econômica) pela UFMG. Doutor em Geologia (Área de Geologia Econômica) pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Professor de Geologia e Paleontologia do UNASP, Campus São Paulo, Coordenador do Núcleo de Estudos das Origens do UNASP.
  • Marcus Vinicius da Silva Coimbra
    Graduado em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Especialização em Bioquímica / Vigilância Sanitária, MBA em Gestão da Saúde na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Mestrado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutorado em Microbiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Medical College of Virginia. Vários artigos publicados em revistas científicas nacionais e estrangeiras. Professor Adjunto de Universidades Privadas do Distrito Federal, e Membro Titular da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBIO).
  • Tarcisio da Silva Vieira
    Bacharel em Química e Biologia, pela Fundação de Ensino Superior de Rio Verde, com Mestrado em Química Orgânica pela Universidade de Brasília. Colaborador da Sociedade Criacionista Brasileira na edição do Manual Pedagógico do livro “Criação – Criacionismo Bíblico”. Professor concursado no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins.
  • Wellington dos Santos Silva
    Biólogo, com Mestrado em Genética pela UFSCAR, e Doutorado em Genética Humana pela Universidade de Brasília, professor das disciplinas Biologia e Genética, Genética Humana, Ciência e Religião entre outras, na Faculdade Adventista da Bahia (IAENE), com vários artigos publicados na área. Participa do Grupo de Pesquisas do CNPq sobre Investigação da diversidade genética e evolução de populações naturais. Coordenador do Comitê de Ética e Pesquisa em Seres Humanos da FADBA.

 

.:: GALERIA DE FOTOS DO EVENTO ::.

[foogallery id=”1624″]

Autor